Antes das Cinco » Arquivos Aprimorando Minha Caligrafia - Antes das Cinco
Menu

A louca da papelaria chegou! Sempre gostei muito de caneta e papel, mas só em 2013 comecei a conhecer minha letra. Nessa época eu dava aula de inglês para crianças em fase de alfabetização. Em uma das aulas, um aluno questionou o motivo de eu “misturar” letra bastão com letra cursiva. Fiquei sem entender, mas logo depois percebi o que ele estava me falando. Estou tentando entrar no mundo mágico da Lettering e aqui estão algumas dicas e meu processo criativo pra chegar até lá.

caligrafia

Circulado em vermelho: como eu misturava as letras bastão e a cursiva. Primeira lição aprendida com uma criança de 5 anos.

Dica umConheça e entenda sua letra

Escreva um parágrafo com calma, analisando como sua letra se comporta, como você desenha as suas maiúsculas e como sua letra se conecta uma com a outra.

practice

O caderno pauta azul e minha adaptação com caneta e marca texto

Dica doisAprimore sua caligrafia

Depois de conhecer melhor a sua letra, é hora de aprimorar. Na mesma época em que meu aluninho apontou meu erro, conheci o caderno de caligrafia pauta azul. É o caderno usado na alfabetização, a pauta 1 e 2 é para letra bastão (o espaço é maior) e a pauta 3 e 4 para letra cursiva (o espaço é menor). Eu comprei por R$8,90 na Leitura, mas dá pra adaptar com um caderno comum mesmo. O importante é você descobrir como você quer que sua letra seja, descobrir seus erros e praticar.

practice

Eu muito louca praticando…

Dica trêsExplore sua letra

Já dá pra começar ousar, fazer variações da sua letra. Tente fazer sua caligrafia um pouco mais ‘alta’, mais ‘baixa’, mais ‘fina’ e mais ‘robusta’. É um excelente exercício.

gema de ovo

Essa foto é da Nay do blog Gema de Ovo, ela pratica bastante e já está bem evoluída…

Dica quatroProcure inspirações

Vi no Gema de Ovo essa frase: “copiar por motivos de estudo é válido.” O Instagram, Pinterest, Tumblr estão ai cheio de coisas legais! Se joga.

caligrafia

Eu tento…

Dica cincoNão fique frustado. Pratique.

Nós vemos coisas sensacionais na internet, mas ao tentar reproduzir, vira aquela caca. Tenha em mente que você é iniciante e que a pratica leva a perfeição e tudo vai ficar bem.

É isso, fofinhos, por enquanto. Espero voltar em breve pra mostrar minha evolução, meus materiais e compartilhar mais dicas ♥ Não esqueça de me dar dicas legais sobre o assunto aqui nos comentários.

Beijinhos!

Deixe seu comentário


@blogantesdascinco