Antes das Cinco » Arquivos Índice: Já ouviu falar em Calendex? - Antes das Cinco
Menu

O índice costuma ser a primeira página de um bullet journal. Para isso todas as páginas devem estar enumeradas e funciona igualzinho a um índice de livro. Por exemplo:

Página ¦     Título da página

01          ¦        Índice

02         ¦       Calendário

03         ¦        Metas

04         ¦        Janeiro

Acho que deu pra entender como funciona, não é? Mas o que diabos é o calendex?

Existe várias formas de se fazer um índice e essa é uma delas.

Calendex é a junção das palavras calendar (calendário) e index (índice) e é justamente isso, uma forma de fazer o seu calendário anual e índice juntos.

 

PARECE UM BICHO DE SETE CABEÇAS, MAS É BEM SIMPLES:

Para construir o calendex é necessário 2 folhas e desenhar em cada uma delas seis colunas, uma para cada mês do ano.

 

Em seguida, do lado esquerdo dessas colunas, escrevemos os números de 1 a 31 verticalmente. Esses são os dias dos meses (você pode riscar o número 31 dos meses que não tem).

 

Por último, faça linhas linhas dividindo as semanas:

 

Pronto, o nosso esquema está montado. Resumindo: temos os 12 meses do ano, um em cada coluna; os dias do mês em cada linha; e uma semana em cada quadradinho.

 

Para começar usar o calendex é muito simples. Suponhamos, que eu tenho um aniversário pra ir dia 14 de janeiro e anotei esse compromisso na página 6 do meu bullet journal. Basta eu olhar no calendex o dia 14 e anotar a página em que se encontra a anotação, dessa forma quando eu abrir meu calendex saberei que preciso checar a anotação do dia 6.  É legal você deixar um espacinho em cada dia para caso haja mais compromissos no mesmo dia, mas em páginas diferentes.

Para diferenciar compromissos você pode usar diferentes formas, por exemplo: quadrado para eventos, círculo para viagens e triângulos para reuniões. Ou o sistema de cores: vermelho para eventos, verde pra viagens e amarelo para reuniões…

Eu não uso o índice, pois uso o caderno organizador que possui divisórias e isso é o suficiente. Mas sempre fiquei intrigada com o calendex que foi criado por Eddie Hope.

Vocês já tinham ouvido falar? O que acharam?

Beijos e até a próxima!

1 comentário para “Índice: Já ouviu falar em Calendex?”

12/12/2017 às 7:51

Fiz um parecido com aquelas tintas esmaltes que imitam quadro negro, sabe?
É uma excelente forma de anotar os compromissos e colocar em um ponto estratégico para não perder a data.


Deixe seu comentário


@blogantesdascinco