Antes das Cinco » Arquivos Organização: Comece Hoje! - Antes das Cinco
Menu

Oi gente! Olha só o que aconteceu e eu achei legal de compartilhar… Sou virginiana e uma coisa que me incomoda na personalidade do meu signo é a tal da organização. Eu sempre tiro um dia pra organizar tudo, mas na maior parte do tempo me considero desorganizada. Metódica sim, organizada não. Semanas atrás passei na banca de revistas e vi uma capa que me chamou atenção: Organize Sua Vida. Deixei ela lá na estante e liguei pra Talita que assina a tal revista pra pedir emprestada e quando pedi, ela falou: pensei em em te dar ela, achei sua cara.  Fiquei revendo minha vida igual em filme rs e percebi que apesar de não me achar organizada, as pessoas ao meu redor me veem como uma pessoa assim. E eu gostei de saber disso.

Mas falando do que interessa, eu li a matéria e achei um barato, então aqui vai um resumão básico. A reportagem abordou basicamente o método queridinho do momento que o da Mari Kondo. Logo nas primeira páginas, a matéria chama atenção pelo design, mas confesso que me perdi uma vez no meio da bagunça rs.

♥ Objetos espalhados sobrecarregam os sentidos e atrapalham o relaxamento mental e físico

A primeira coisa que achei interessante é a história tirada do livro A Mágica Da Arrumação, no qual Mari Kondo conta que entrou em um apartamento hiper bagunçado e que levou dois anos para conseguir organizar tudo. Nesse caso, a solução prática seria doar ou jogar fora parte da bagunça, mas essa solução mataria o cliente de tristeza pela perda súbita do acervo ou só trocariam o problema de lugar, deixando apenas a bagunça mais organizada. A matéria mostrou que quanto mais você acumula, mas chance de trazer tristeza e ansiedade você terá. Afinal, quem nunca se sentiu deprimido por não saber como arrumar o guarda-roupa ou gastou horas tentando escolher o que vestir e depois achou que escolheu mal? Pois é…

♥ Bagunça distrai e tira o foco dos afazeres

A desordem leva o seu foco embora. Um exemplo muito claro disso, é quando começamos a fazer  algo importante, mas deixamos o alerta das redes sociais ligado. Paramos o que estamos fazendo toda hora para checar mensagens que chegam e levamos horas para concluir a tarefa inicial. A bagunça nos deixa improdutivos.

♥ Dificulta achar objetos de uso urgente, como chaves e documentos

O primeiro passo para ser uma pessoa organizada é desapegar. Pensa comigo, quando a gente tem um monte de coisas tem até dificuldade em guardar, né? Dai arruma uma caixa e joga tudo o que não é guardável dentro dela e esconde. A pergunta chave que devemos fazer, segundo Mari Kondo, é “este item me faz feliz?“, caso a resposta seja sim, você pode guardá-lo desde que seja em um lugar visível e se a resposta for não, descarte. Simples? Nem um pouco rs… A dica dada pela organizadora pessoal Priscila Saboia é: Comece por itens fáceis de descartar. Meias velhas e potes sem tampa são bons exemplos.

Desapegar não é fácil, um estudo mostra que precisamos de apenas 30 segundos tocando um objeto para nos sentirmos conectados emocionalmente a ele para sempre. É como se o nosso cérebro nos impedisse de nos livrarmos de objetos com os dizeres: “opa, tem algo errado aqui, mas você pode se livrar dessa ansiedade e guardar esse objeto no lugar dele“.

Mas também há outra razão e essa foi a que eu achei mais interessante, principalmente porque usou um exemplo muito real pra mim: um livro que você ache relevante. Funciona quase como uma superstição: se você comprá-lo, seus desejos se tornarão realidade. Pode até ser que racionalmente, você saiba que nunca vai ler aquele livro, mas é como se o objeto fosse uma representação externa da sua identidade. O livro encostado  demonstra o seu apreço por letras, uma faceta importante de quem você é e jogá-lo fora seria como mudar de voz ou raspar as sobrancelhas. Não é bobagem.

♥ Causa ansiedade porque você não sabe quando vai se livrar

Outras coisa que achei interessante é que vez ou outra em posts sobre organização, leio sobre as famosas listas que nunca me ajudam. A explicação que Mari Kondo dá é que com as listas a gente tende a ficar mais ansioso e estressado para concluir a tarefa. Fazemos as mais fáceis, e as mais importantes acabam caindo no limbo.

Se você ainda não se convenceu de que a bagunça só atrapalha, aqui vão mais dois motivos extras:

♥ Alerta o cérebro constantemente que o trabalho não acabou;

♥ Provoca culpa e embaraço diante dos outros.

Achei muito bacana e super útil e agora vou correr pra arrumar meu quarto rs E você? Como consegue se organizar no seu dia-a-dia?

4 comentários para “Organização: Comece Hoje!”

Luciana Nunes
Luciana Nunes
21/06/2016 às 23:36

Conclui que sou muito desapegada! Tem alguma matéria sobre isso? Rs..


22/06/2016 às 14:34

Miga seu post me ajudoou MUITO! sou bastante desorganizada e vou tentar usar isso ai que vc disse, vamos ver se eu vou conseguir., e obrigada!
PS: Olhei seu instagram e to apaixonada pelas suas fotos hahaha lindas!
http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/


04/07/2016 às 12:34

Seu blog é a coisa mais fofa! Tô apaixonada. Gostei muito do post, viu? Super bacana!
Tem POST NOVO lá no meu blog. Já deu uma olhadinha?
Beijo, beijo.
http://www.poderosaderosa.com.br
@blogpoderosaderosa


06/07/2016 às 23:59

Awwwn que querida! Obrigada pela visita!
Vou lá agora mesmo :*


Deixe seu comentário


@blogantesdascinco