Antes das Cinco » Arquivos Whole30: 30 dias para mudar (mesmo!) - Antes das Cinco
Menu

Oi gente! Umas semanas atrás, eu estava no face quando vi uma das minhas amigas falando sobre um programa de desintoxicação alimentar. Ela havia ficado trinta dias sem ingerir refrigerante, bebidas alcoólicas, açúcar e outras coisinhas e estava se sentindo ótima. Uma as hashtags me chamou atenção e resolvi pesquisar o termo Whole30 e foi ai que descobri que tinha um livro inteirinho sobre o assunto.

Funciona mais ou menos assim, de acordo com o livro existe determinados grupos de alimentos que podem causar impacto negativo na sua vida (sim, vida! Na sua composição corporal, saúde e qualidade de vida). Para descobrir quais são esses alimentos, o programa propõe que você elimine por trinta dias da sua dieta, grupos de alimentos que conforme a ciência ou nossa experiencia já demonstraram, promovem hábitos e desejos alimentares nada saudáveis, prejudicam o metabolismo, danificam o trato digestivo e sobrecarregam o sistema imunológico.

Passado os trinta dias, você pode voltar (ou não) a reintroduzir esses alimentos, observando os impactos causados sobre as compulsões alimentares, o humor, níveis de energia, o sono, o sono, a digestão, entre outros.

No livro, é possível encontrar uma lista com várias doenças que podem ser causadas pela ingestão desses alimentos, a lista de alimentos proibidos ou não, as regras para seguir o programa, como dar os primeiros passos, como o seu corpo deve reagir a eliminação dos alimentos, como reintroduzir os alimentos após os trinta dias, um compilado de dúvidas frequentes e suas repostas, enfim. Tudo o que você imaginar, tem no livro. Eu amei, achei super completo e sanou todas a minhas dúvidas.

Embora eu tenha achado todas as informações muito bem passadas e tenha gostado de ler tudinho, o que mais me pegou foram as receitas. Quando li a palavra “eliminar grupos de alimentos” já pensei: Putz, vai ser muito difícil. Mas as receitas são simples, bonitas e o mais importante: acessíveis. Fáceis de fazer, com produtos encontráveis em supermercado, sofisticadas e baratas. Fechou com chave de ouro.

O livro é lindo e colorido e as fotos das receitas são de babar. Indico demais e quando eu conseguir fazer o programa, venho detalhar a minha rotina aqui pra vocês. Combinado?

Ficha do Livro

Título: 30 Dias Para Mudar – Whole30

Autor: Hartwig, Melissa e Dallas

Editora: Sextante

Número de páginas: 416 páginas

♥ Minha nota para o livro: 5 / 5 estrelas

Deixe seu comentário


@blogantesdascinco